Internet: uma vilã para as crianças?

Na infinidade de conteúdos da internet, é fácil para uma criança, “tropeçar” em materiais inapropriados para sua fase de desenvolvimento. Além disso, na busca do convívio social, existem riscos de se depararem com pessoas agindo de má fé.

Prezando o bem estar dos filhos, muitos pais, costumam controlar o uso da internet. Mas até que ponto essa estratégia é válida? Exercido de uma forma moderada, esse controle é essencial para evitar danos, físicos e/ou emocionais. Porém o supercontrole é prejudicial, inibindo o desenvolvimento natural do indivíduo.

Certos pais não compreendem, ou aceitam, que atualmente a internet está cada vez mais presente no crescimento pessoal e intelectual, agregando informações e conhecimento, de diferentes e inusitadas formas.

Proibir o jovem de buscar o que ele deseja, não é o melhor caminho, pois a facilidade de acessar o conteúdo não permitido impossibilita os pais de exercerem o total controle. Na verdade, a criança ou jovem devem ser alertados sobre os riscos existentes e as possíveis consequências do mau uso da internet.

Mesmo com o avanço das tecnologias, a educação, baseada na conscientização e informação, supera a simples censura àquilo que os pais consideram inapropriado. A preocupação da família deve ser certificar-se de que a internet não inferir negativamente na qualidade de vida da criança.

 

 

Uma resposta to “Internet: uma vilã para as crianças?”

  1. […] nós sabemos muito bem dos perigos de se teclar em um chat, principalmente para os mais inexperientes. Mas, e se essa nova forma de comunicação for usada de maneira sadia por ambas as peças atrás […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: